ISO 14001: Por que configurar um EMS digital?

A emergência climática confronta a empresa com essas responsabilidades. Clientes e parceiros estão cada vez mais sensíveis ao compromisso das empresas com o meio ambiente. Algumas organizações são certificadas pela ISO 14001. Essa conquista é geralmente uma mensagem positiva. Para outros, ainda há um longo caminho a percorrer. Então, em que confiar quando você está no comando do meio ambiente? Como atender aos requisitos nesta área?

Padrão ISO 14001: para quê?

ISO 14001 é um padrão internacional. Ele define os requisitos para um sistema de gestão ambiental. Ele fornece às empresas uma estrutura para melhorar continuamente seu desempenho ambiental a fim de reduzir custos, desperdícios, evitar multas caras e mostrar aos investidores e partes interessadas que estão crescendo de forma sustentável.

Como no caso da ISO 9001, a chave para o sucesso de um sistema de gestão ambiental ISO 14001 é a implementação de procedimentos para identificar os objetivos ambientais e sua implantação em todas as demais atividades / sites da empresa.

A norma ISO 14001 exige que as empresas documentem uma política ambiental e a disponibilizem às partes interessadas.

Além disso, devem ser estabelecidos procedimentos de monitoramento dos aspectos e impactos ambientais de produtos, atividades e serviços. Com base nesses aspectos e impactos ambientais, são estabelecidos indicadores e metas. Devem cumprir a política ambiental.

Como no caso de um sistema de gestão da qualidade, auditorias internas do sistema de gestão ambiental são realizadas regularmente. Eles garantem que os requisitos sejam atendidos e que as não conformidades sejam identificadas e tratadas.

Um sistema de gestão ambiental ISO 14001 deve seguir a estrutura Plano> Fazer> Verificar> Agir aplicada em todas as normas ISO (ver artigo Plano de ação: como ser mais eficaz ao gerenciá-lo? ). 

  • Planejar: Estabelecer uma política ambiental e definir os objetivos de desempenho ambiental que devem ser alcançados no curto, médio e longo prazo e, em seguida, planejar ações para atingir esses objetivos.
  • Fazer: Implementar ações e monitorar indicadores de desempenho.
  • Verifique: Realize auditorias internas para avaliar a eficácia do sistema.
  • Atuar: Analisar as não conformidades levantadas durante a auditoria e implementar ações corretivas e curativas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *